Whole and ground flax

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Além dos exames periódicos com seu médico de confiança, manter um estilo de vida saudável ajuda na prevenção do câncer de próstata. Alguns alimentos atuam de maneira significativa na saúde, como é o caso da linhaça.

A semente concentra uma porção de nutrientes e uma substância conhecida como lignana, um arranjo de compostos que é grande aliada contra tumores, especialmente os de próstata e mama.

Estudiosos da Universidade Duke, nos Estados Unidos, comprovaram esta ação da linhaça através da pesquisa que submeteu 161 pacientes a mudança no cardápio. Entre aquele que ingeriram 30 gramas do alimento por dia, o tumor parou de crescer – o que foi constatado por meio de exames.

Apesar do excelente resultado, é importante que o médico responsável pelo tratamento avalie o uso e a importância da linhaça como coadjuvante no tratamento da doença.

Dica:

Para se beneficiar de todas as qualidades da linhaça, triture no liquidificador. Mas não armazene, pois ela perde importantes propriedades e pode oxidar. Consuma logo em seguida.

Fonte: Revista Saúde é Vital e Instituto Nacional de Câncer