Hand holding cigarette stub at ashtray

Pois bem amigos,

O ano novo chegou e aposto que vocês já rabiscaram aquela lista de “New Year Resolutions” umas 10 vezes da virada pra cá, ne? Tem umas coisas que são mesmo dificílimas de se cumprir. Mas este blog vai com você e não deixa a peteca cair! ;-)

lista

Hoje navegando por aí achei umas dicas super bacanas no portal Itodas para você se livrar, de uma vez por todas, do vilão da lista de “resoluções de ano novo”: O cigarro!

É de conhecimento geral que fumar faz mal à saúde. No entanto, abandonar o cigarro é uma tarefa difícil. Muita gente tenta, mas acaba não conseguindo e volta para o vício. O começo do ano é um bom momento para estabelecer novas metas e tentar de vez parar de fumar. “Para parar de fumar a pessoa precisa primeiro estar consciente de que o cigarro faz mal e ter o desejo de abandonar esta dependência química”, diz a psicóloga Sílvia Cury Ismael, do Hospital do Coração, em São Paulo, e coordenadora do Programa de Cuidado Integral ao Fumante.

Ela explica que o melhor momento para se programar para isso é uma época não tumultuada. “Final de ano não é a melhor data, pois há muitas festas, muita bebida, que tira a pessoa do seu ritmo normal, e pode ser frustrante a recaída, tirando a coragem de começar de novo. Portanto, é melhor o fumante se programar para o início ano, sabendo o que, como e quando fará esta parada. Desta forma terá mais chances de conseguir a cessação do tabagismo”, afirma.

Dificuldade em abandonar o cigarro

Segundo a psicóloga não basta apenas querer acabar com a dependência. Tudo precisa ser pensado de forma objetiva e realizado etapa por etapa. “A maioria dos fumantes no Brasil pensa em parar de fumar, mas não consegue. Sabemos que abandonar o cigarro é difícil, mas para quem deseja mudar este hábito, há tratamentos que auxiliam o fumante. É importante também repensar a rotina e quebrar as associações que existem entre o fumo e a tarefas diárias, planejando atividades para colocar ‘no lugar do cigarro’”, aconselha.

Buscar o prazer fora do cigarro é fundamental, já que fumante fica dependente da nicotina, considerada uma droga que atinge o cérebro em poucos minutos. A psicóloga diz que é normal que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. “Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto e outros não sentem nada. Mas não desanime, tudo isso vai desaparecer em algumas semanas”, garante.

Dicas para parar de fumar

– Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;

– Modifique sua rotina o máximo possível;

– Faça exercícios regularmente;

– Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;

– Pratique relaxamento e exercícios de respiração;

– Tente não substituir o cigarro pela comida;

– Escove os dentes logo após as refeições;

– Quando sentir vontade de fumar, tome água;

– Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;

– Se não conseguir parar sozinho, procure ajuda de especialistas.

Apesar do cigarro ser extremamente prazeroso para quem fuma, você vai ver que uma conquista destas terá valor “sem preço” na sua vida. Bora riscar da lista?

Woman in Meadow with Arms Outstretched