polen 3

Muitas pessoas me perguntam qual é a função de se ingerir Pólen, o famoso “alimento perfeito”.

O pólen (do grego “pales” = “farinha” ou “pó”) é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes.
“Pólen de abelha” é na verdade pólen de flores que é coletado de abelhas assim que elas entram na colméia ou é colhido por outros meios. Os grãos de pólen se fixam às patas e em outras partes do corpo das abelhas conforme elas se servem do néctar (o precursor do mel) de dentro das flores.

Ao contrário do que tem sido divulgado, o pólen não contém todos os aminoácidos nem todas as enzimas conhecidas, e mesmo se tivesse, isto não contribuiria necessariamente para a saúde humana. As enzimas em plantas e em outras espécies de animas ajudam a regular as funções metabólicas de suas respectivas espécies. Quando ingeridas por humanos, não têm ação semelhante.

Também tem sido alegado que o pólen de abelha melhora o desempenho atlético e sexual; diminui o processo de envelhecimento; promove tanto perda como ganho de peso; previne infecção, alergia e câncer; e alivia mais de 60 outros problemas de saúde. Nenhum estudo científico apóia qualquer alegação de que o pólen de abelha seja eficaz contra qualquer doença humana. Os poucos estudos que foram feitos para testar seus efeitos sobre o desempenho atlético não mostraram nenhum benefício.

polen 2

Segundo Stephen Barrett, M.D., pólen de abelha e geléia real podem ser considerados até potencialmente perigosos pois podem causar reações alérgicas. Pessoas alérgicas a polens específicos têm desenvolvido asma, urticária e choque anafilático após ingerir pólen ou geléia real.

A geléia real é secretada pelas glândulas salivares das abelhas operárias, serve como alimento para todas as larvas jovens e como o único alimento para as larvas que se desenvolverão em abelhas rainha. A exemplo do pólen de abelha, alegam que é especialmente nutritiva, proporciona energia revigorante, e tem propriedades terapêuticas.

Antes de comprar e ingerir qualquer alimento com a expectativa de cura ou “perfeição” nutricional, é importante que você pesquise sobre o alimento que deseja consumir, se informe e amplie a visão de que, em uma dieta balanceada e bem colorida, o conjunto e o equilíbrio é que se tornam a perfeição!

OBS: O própolis, também chamado de “cola da abelha”, é uma substância resinosa que as abelhas usam para construir e manter suas colméias. Em testes laboratoriais, o própolis tem exibido uma variedade de interessantes propriedades antimicrobianas e antitumorais. Falaremos dele em outro post!