ayurveda
O Ayurveda (tradicional medicina indiana) oferece um leque enorme de preparações ayurvédicas que devem ser aplicadas sobre o corpo ou ingeridas. Muitas delas utilizam ingredientes bastante conhecidos por nós, como os óleos vegetais, manteiga clarificada (ghee), ervas secas e frescas, leite, etc.

Seguindo os princípios desta prática milenar traduzida por “conhecimento da vida”, não só o paciente deve buscar o equlíbrio com a natureza, como também o terapeuta – que muitas vezes não vive de acordo com o que prega – e os materiais a serem utilizados tanto na alimentação como na farmacologia.

Ervas, óleos, leite e outros ingredientes devem ser o mais frescos e naturais quanto possível, preferencialmente orgânicos e da sua região, o que respeita não só a absorção e nutrição daquele indivíduo, como também a harmonia e os ciclos do ambiente de onde foram colhidos e preparados.

Por isso o Ayurveda é tão fascinante! Porque permite que os hábitos naturais e ancestrais de um povo para a manutenção da saúde sejam entendidos também por ciência de longevidade, bem estar e cura.

ghee

Como presente, posto a receita da famosa manteiga clarificada indiana (foto acima), o elixir da longevidade!

Ingredientes:
250 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Deixe no freezer até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.

Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min.
Nível de dificuldade: médio
Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

Deixo em especial um vídeo sobre os tratamentos!