palak 1

O Paneer é a famosa ricota caseira indiana. Ela pode estar acompanhada de um molho de tomates ou de um molho de espinafres, que foi o caso nesta receita. Antes de passar o passo a passo, gostaria de agradecer a duas pérolas que tornam possíveis minhas experiências com a culinária indiana: Lais Camargo e Tatiane Mosca, namaste!

Para uma quantidade razoável (1 xícara e meia) de paneer, deve-se usar 2 litros de leite integral. Coloque esse leite em uma panela alta para ferver em fogo alto. Quando ele fizer as primeiras bolhas, abaixe e fogo e mexa. Veja se consegue manter a fervura o máximo de tempo possível sem derramar – dura aproximadamente 5 minutos após fervura, mas depende o tamanho da panela.
Após esse tempo, ainda em fogo baixo, adicione, 1/2 xícara de iogurte natural, sal a gosto e sumo de 1 limão inteiro.

palak 4

O leite irá talhar, apague o fogo. Deixe na panela até amornar. Passe a mistura talhada em uma tigela revestida com um pano de prato, junte as pontas do pano e esprema torcendo as pontas, para que o líquido saia quase por completo. Deixe-o assim torcido com algum peso por cima por aproximadamente uma hora.

palak 5palak 3

Após esse descanso, retire a ricota do pano, corte-a em cubos e grelhe em frigideira anti-aderente com ghee ou qualquer óleo de preferência (use pouca gordura para não ficar oleoso demais).

Palak Paneer

Bata no liquidificador 1/2 cebola cozida, 1 maço de espinafre cozido e espremido, 1 caixinha de creme de leite, sal, pimenta e cominho a gosto. Tire do liquidificador e misture com o paneer ainda quentinho! Pode servir com arroz ou pão.

Hmmm, divino!

palak 2