Homemade bread and jars of honey

Recebi esta receita de pão 100% integral e não pude deixar de testa-la. Primeiro porque, segundo as informações que recebi, era uma massa integral mais leve. Depois porque pão quentinho feito em casa é irresistível sempre. Quem é que não gosta daquele cheirinho saindo do forno e aguçando o paladar para as diferentes variações do que passar nele… rs. É uma sensação do feminino chegando a casa, o cuidado de mãe, um aconchego sem igual. Então repasso e vocês e depois compartilhem com a gente o resultado de vocês em casa, ok?

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo integral fina
5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
20gr de fermento biológico seco com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo em 1 copo (requeijão) de água
1 colher de sal marinho
2 colheres (sopa) de linhaça em 1 copo (requeijão) de água quente

pao-2

Modo de preparo:

Preparar os dois copos de água: um com a linhaça e um com o fermento 20min antes do preparo do pão.
Numa bacia de médio porte colocar todos os secos juntos. Misturar secos e molhados e sovar durante 15min direto.
Deixar descansar entre 45/60min para que a massa possa crescer o dobro. Se o tempo estiver muito seco, cobrir com um pano úmido.
Moldar as massa dos pães do formato que desejar e colocá-los em uma forma untada com. Nesta hora você pode acrescentar o que quiser na massa. Eu coloquei castanha do Pará picada, amêndoas fatiadas e passas pretas. Podem acrescentar além de castanhas, ervas variadas.
Descansar mais uns 45min. Se o tempo estiver muito seco, cobrir com um pano úmido. Deixar em local mais quentinho. (Eu deixei em cima do fogão com o forno já ligado).
Assar em forno pré-aquecido entre 180°/200° em média 50 minutos para pães grandes e 30 minutos para pães pequenos. Bon appétit!

Vejam só que maravilha ficou o pão da querida Tereza Antunes, nossa leitora aqui do blog. Ela deu a dica de adicionar a farinha aos poucos e assim acaba-se usando menos farinha e a massa fica mais leve! Super legal, Tereza! Beijos

pao-integral