pao-vegano-sem-gluten

A missão de fazer uma pão sem glúten que também fosse vegano (sem nenhum ingrediente de origem animal) foi particularmente a mais difícil que já tive. Tristemente joguei muito alimento no lixo até chegar a uma receita deliciosa de pão vegano sem glúten. Para começar que não usei farinha de arroz, e sim, arroz cru triturado no liquidificador até virar uma farinha grossa, tipo areia. Misturei essa farinha com a farinha de milho, que comprei em flocos e também triturei no liquidificador até ficar bem fininha – Atenção: triture o arroz e a farinha de milho antes de medir.

Ovo falso

Fiz também o ovo falso (para cada 1 colher de sopa de farinha de linhaça triturada, 3 colheres de sopa de água – hidratar até virar um gel – aproximadamente 15 minutos): essa receita corresponde a 1 ovo, é ótima para substituições em bolos, pães e tortas. Essa mistura proporciona um sabor leve e bem característico de pão, mas ele não cresce muito assim como todos os pães veganos sem glúten, por não conterem farinha de trigo (glúten) que dá a malha fofa nem o ovo que ajuda a massa a crescer. Segue a receita:

pao-sem-gluten

Pão de Arroz sem glúten e vegano

Ingredientes

2 xícaras arroz cru triturado no liquidificador
2 xícaras de farinha de milho triturada no liquidificador
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pacote de fermento biológico seco (10g) ou 2 colheres de sopa
3 xícaras de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
4 ovos falsos (4 colheres de sopa de farinha de linhaça + 12 colheres de sopa de água)
1/2 xícara de óleo
Sal a gosto

Preparo

Misture 1 xícara de água morna com o açúcar e o fermento. Reserve e deixe crescer (aproximadamente 20 minutos). Misture a farinha de arroz, milho e amido de milho. Adicione aos poucos a essa farinha, os ovos falsos, a mistura de fermento, o óleo e mais uma xícara de água morna. Mexa bem com uma colher e leve a batedeira somente para incorporar os outros ingredientes e ir adicionando aos poucos o restante da água. Por último adicione sal a gosto. Derrame a mistura sobre uma forma de bolo inglês untada com óleo e polvilhada com farinha de milho e leve para algum local quentinho por 30 minutos para que a massa cresça. Leve o pão para o forno, em fogo médio por aproximadamente 40 minutos, ou até a superfície “craquelar”. Desligue o fogo e aguarde 15 minutos para retirar o pão do forno.

pao-vegano