gulab 1

Hello amigos!

A muito tempo tinha vontade de preparar essa fabulosa receita de sobremesa indiana, mas confesso que tinha dois empecilhos: achei que ia ter um trabalhão pois a receita têm algumas etapas… e eu não encontrava a água de rosas na minha cidade! Problema resolvido, comprei a água de rosas (e pode não usar, darei umas dicas com cardamomo e casca de laranja para substituir) e quase não tive trabalho! Perfeito!

Para a massa:

1 1/2 xícara de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó
3 colheres de sopa de ghee ou manteiga derretida
1/2 xícara de leite morno

Misture todos os ingredientes até formar uma paçoca úmida, se faltar leite morno, adicione. Deixe a massa repousar por 20 minutos. Faça bolinhas pequenas de aproximadamente 5 cm de diâmetro e as frite em óleo quente. Cuidado com essa fritura! Não se trata de um bolinho simples. O leite em pó queima muito mais rápido do que a farinha, portanto o óleo não pode estar muito quente. Não saia de perto do fogão. As bolinhas ficarão maiores após a fritura. JAMAIS ADICIONE AÇÚCAR A MASSA!

Para a calda:

1 1/2 copo de água
1 1/2 xícara de açúcar demerara
1 colher de sopa de água de rosas
5 a 10 sementes de cardamomo

Misture todos os ingredientes em uma panela (se não tiver água de rosas e cardamomo, pode substituir por cascas de laranja e cravo) e espere ferver. Ao ferver, conte 10 minutos e desligue a panela. Misture a essa calda os bolinhos fritos, deixe esfriar e leve a geladeira por aproximadamente 2 dias – Quanto mais tempo eles ficarem na calda melhor! Delicie-se!

gulab 2gulab 3