Two girls (16-17) smiling and having fun together outside on summer day

Nosso astro rei anda brilhando tão forte neste inverno que parece até que estamos no verão europeu ultimamente. Tradicional tempo de recolhimento e até melancolia em função da baixa luminosidade e do tempo frio, o inverno no Brasil, especialmente na região sudeste, já não assusta mais ninguém, não é verdade?

Após uma semana ou outra de intenso frio, temos vivido dias bem ensolarados e até secos demais para o equilíbrio da saúde.

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Além de manter as temperaturas mais aprazíveis, o sol é um importante agente no combate à depressão. Vários estudos sugerem sua ação antidepressiva, embora os mecanismos exatos deste efeito ainda não sejam completamente conhecidos.

“Acreditamos que o sol estimule a liberação de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar”, diz o dermatologista Humberto Ponzio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Nos países nórdicos, o índice de suicídio aumenta muito no inverno, quando os dias têm períodos muito curtos de luz solar. E mesmo aqui no Brasil, depois de três ou quatro dias seguidos de chuva, já percebemos uma alteração no humor das pessoas, que se tornam mais aborrecidas. Basta o sol sair e elas melhoram”, afirma Humberto.

O sol também fornece outros benefícios, como o estímulo a produção de vitamina D, essencial pelo fortalecimento dos ossos. O que pouca gente sabe é que, para usufruir desta vantagem, devemos tomar sol entre 10da manhã e 2 da tarde, quando há uma prevalência de raios UVB, responsáveis pela síntese da vitamina D. Como a exposição à luz solar nesse horário traz riscos à saúde (queimaduras, envelhecimento e até câncer de pele), o segredo é não exagerar.

“Trinta minutos são suficientes e nem é necessário se expor diretamente aos raios. Basta ficar próximo a uma janela aberta, recebendo a iluminação”, afirma o dermatologista.

Que tal aproveitar o fim de semana que promete sol para para captar a sua luz, hein? ;-)

Fonte: Bons Fluidos