tina-turner-sports-awards-zurich-switzerland-december-11-2011-4

Mantra é uma palavra sânscrita que significa “aquilo que conduz à mente”. O Mantra é um som sagrado, uma vibração capaz de conduzir ao estado de supra consciência. A repetição contínua do mantra gera um grande poder de remover as impressões indesejáveis da mente (samskaras) , podendo ser recitado ou cantado, em uma única palavra, sílaba ou frase.

Bija mantra = mantras sementes / Moksa mantra = versos sagrados

Os praticantes de yoga sabem que toda sessão ou prática se inicia com o cantar de um mantra, principalmente o mantra OM.

O bija mantra OM (aum) é o som primordial da criação, ou “o Corpo Sonoro de Deus”. Permeia e conecta todas as coisas, todas as pessoas e todos os corações. Por isso tem uma simbologia especial para praticantes de yoga e outras linhas espiritualistas orientais.

Mas hoje especialmente vamos falar de um mantra védico que deseja a auspiciosidade (ou o bem estar numa tradução mais literal) a todos:

Sarvesham Svastir Bhavatu

Om Sarvesham Svastir Bhavatu
Sarvesham Shantir Bhavatu
Sarvesham Purnam Bhavatu
Sarvesham Mangalam Bhavatu
Om Sarve Bhavanthu Sukhinah
Sarve Shantu Niraamayaah
Sarve Badrani Pashyantu
Ma Kaschi Dukha Bhaag Bhavet

“Que todos tenham bem-estar. Que todos tenham a paz. Que todos encontrem a perfeição. Que todos sejam felizes. Que todos tenham saúde. Que todos tenham boa sorte e que ninguém tenha que sofrer.”

A cantora americana Tina Turner e 30 crianças do projeto “Children Beyond – With children united in prayers” (Crianças Além – Com crianças unidas em orações), gravaram este mantra védico “Sarvesham Svastir Bhavatu” com a finalidade de contribuir com a paz e a tolerância mundiais. O projeto “Children Beyond” tem também Regula Curti e Dechen Shak-Dagsay cantando orações e mantras do Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Judaísmo, Islamismo e Sikismo.

Lindo, não? E muito poderoso!! No vídeo abaixo, Tina Turner fala sobre o projeto “Children Beyond” (em inglês)