yoga respiracao

Muitos alunos me perguntam porque sentem tonturas no pranayama durante a yoga, os exercícios respiratorios para a expansão da energia vital, o prana. O termo mais apropriado que responde esta questão: ALCALOSE RESPIRATÓRIA.

A alcalose é um termo clínico que indica um transtorno no qual há um aumento na alcalinidade dos fluidos do corpo, isto é, um excesso de base (alcalina) nos líquidos corporais. Esta condição é oposta a produzida por excesso de ácidos, frequentes nos casos de asma e outras situações de insuficiência abrupta da ventilação.
A alcalose respiratória é causada pela hiperventilação (frequência respiratória aumentada) que faz com que o corpo diminua seus índices de dióxido de carbono.

O mecanismo subjacente consiste na acumulação de bases ou perda de ácidos sem uma perda equivalente de bases nos líquidos do organismo, o que provoca uma redução na concentração de íons hidrogênio no plasma sanguíneo arterial.
O indivíduo com alcalose pode apresentar quadros de confusão, com tonturas e enjoos.

Se o quadro de tonturas permanecer ao longo do tempo de prática, é importante procurar um médico especialista para diagnóstico mais preciso.

O tratamento da alcalose depende da causa específica. Para corrigir as perdas químicas podem ser necessários medicamentos. Também é necessário controlar os sinais vitais, temperatura, pulso, freqüência respiratória e pressão sanguínea.

A maioria dos casos de alcalose respondem bem ao tratamento. Normalmente, os indivíduos com rins e pulmões saudáveis não passam por uma alcalose significativa.

Por isso, continue respirando fundo, e relaxe!