dor_pescoco

Eu não poderia começar minha colaboração nesse blog falando de outro assunto que não fosse pescoço saudável e alívio das dores nessa região. Dona de um pescoço que já me deu muito trabalho, me considero quase Phd no assunto. Após uma cirurgia de coluna aos 11 anos de idade, onde tive a lombar fixada por uma haste de metal para correção de escoliose, sofri um acidente de carro aos 21 anos e fiz um movimento “chicote”, o que me causou anos e mais anos de dores intermináveis, até que finalmente me rendi ao yoga para me tratar.

Descobri que o motivo de tanta dor eram nada mais, nada menos, do que três hérnias cervicais, consequência do acidente e da cirurgia.

Pois é, posso afirmar que hérnia dói, e dói muito. Mas é possível reduzir a dor e em alguns casos até reduzir a hérnia.

Hoje não utilizamos o pescoço como deveríamos, passamos horas e mais horas no computador ou dirigindo e quando percebemos, estamos com dor ou até com torcicolo. Para evitarmos a dor devemos mexer o pescoço de maneira correta e fortalecer a musculatura para dar suporte para o peso da cabeça.

Muitas vezes a dor cervical pode vir da tensão no ombro, então qualquer postura que rotacione o ombro para trás alongando o músculo pode ajudar a diminuir a dor.

Separei uma sequência que utilizo e que vocês podem praticar no mínimo três vezes por semana para obter alívio. Mas saibam sempre que se as dores continuarem, ou estiverem muito fortes, sempre é necessário consultar um médico especialista.

yoga-pescoco-1

1- Deitado no tapete entrelaçe as mãos embaixo da cabeça, e gire a cabeça para os dois lados. Mantenha a postura pos 1’30” cada lado.

yoga-pescoco-2a

2- Entrelaçe as mãos embaixo do bolster (almofadona) e repita a postura de cima. (se não conseguir entrelaçar embaixo do bolster manter por cima) Os ombros ficam fora do bolster. Mantenha por 1’30”

yoga-pescoco-3

3- Com as mãos entrelaçadas embaixo do bolster, mantenha o nariz apontando para o teto, a garganta aberta pela frente e deixe o pescoço alongar por trás. Mantenha por 2’’

yoga-pescoço-4

4- Sente em sukhasana (postura fácil com as pernas cruzadas) e entrelaçe as mãos atrás das costas (gomukhasana), mantendo o nariz alto e a garganta aberta pela frente. Permita que o ombro gire e ganhe espaço dentro da articulação. Mantenha por 1’ cada lado

yoga-pescoco-5

5- De pé no tapete, coloque as mãos na parede na mesma altura dos ombros, os cotovelos paralelos ao chão e o antebraço encostado na parede. Curve-se e leve a cabeça entre os braços, permitindo que o peito desça em direção ao chão e assim o trabalho aconteça no alto do tórax e nos ombros.

Mantenha sempre a respiração profunda e consciente, ganhando vitalidade e relaxamento.